terça-feira, 15 de novembro de 2011

Parintins marca presença no 8 Amazonas Film Festival


A APINCINE – Associação Parintinense de Cinema, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Parintins, participou do maior Festival de Cinema do norte do Brasil, o Amazonas Film Festival que foi realizado em Manaus de 3 a 9 de novembro deste ano. A delegação da APINCINE, convidada pelo Festival, foi formada por: Harald Dinelly (Presidente, ator e diretor), Concy Rodriguez (Vice-Presidente, atriz e diretora), Kelly Sobral (Secretaria Geral, atriz e diretora), Armando Queiroz (Diretor Financeiro, ator e diretor), João Aureo (diretor e roteirista) e Everton Macedo (editor de vídeo).
A APINCINE inscreveu todos os sete filmes produzidos em 2011 em Parintins que participaram do 1o Parintins Cine Fest no mês de julho: Clamando por amor – Concy Rodriguez, Alegoria da Preguiça – João Aureo, Avatar e Brincando com fogo – Armando Queiroz; Rai vai – Jones Hudsom; Pavulagem de caboclo – Benedita Cursino e O perdão – Luzardina Dinelly e tivemos a felicidade de termos o filme Alegoria da Preguiça selecionado para a mostra competitiva Curtas Amazonas.
No Festival tivemos a grata surpresa em saber que havia outro filme de Parintins, com locação e ator Parintenses, Cowboy do diretor Tarcisio Puiati e do cantor e ator Parintinense Cowboy.
Durante todo o Festival foi intensa a participação de todos nas mostras de competitiva de filmes (Curtas Brasil, Curtas Amazonas e Longa Metragem internacional), Festas de confraternização, debates e seminários de cinema e passeios turísticos, estes eventos serviram para ampliar o conhecimento de nossos cineastas através da troca de experiências com pessoas (diretores, atores, produtores e etc.) e criar uma rede de contatos fundamental para a realização de futuros projetos pela APINCINE.
O 8o Amazonas Film Festival teve a participação de muitas “estrelas” nacionais e mundiais como: Fernando Meireles (diretor dos filmes Cidade de Deus e O Jardineiro Infiel), Tizuka Yamazaki (diretora de Amazônia e Lua de Cristal), Cao Hamburguer (diretor de Castelo Ra-Ti-Bum e Xingu), Felipe Camargo (ator – Duque Petrus em Cordel Encantado), Paloma Bernardi (atriz – Mia em Viver a Vida e cinema), Cecília Dassi (Atriz – Clarisse em Viver a vida e do filme A Família Rocha), Tonico Pereira (ator -  Mendonça em A Grande Família e o filme O Bem Amado), João Miguel (ator – Belarmino em Cordel Encantado), Max Fercondini (ator e apresentador  – delegado Wilson em Morde & Assopra e apresentador do Globo Ecologia), André Matos (ator e humorista - Dep. Fortunato em Tropa de Elite 2), Felipe de Paula (ator – O Carteiro),  Alfonso Herreira (ator e cantor – Rebeldes / RBD) entre muitos outros.
No dia três de novembro, na noite de abertura do 8o Amazonas Film Festival foi anunciado pelo Secretario de Estado de Cultura, Robério Braga a recuperação do Cinema Oriental de Parintins que completará 50 anos no ano de 2012, notícia que foi muito aplaudida por todos os presentes no Teatro Amazonas. No dia sete de novembro houve reunião entre o Secretário Robério Braga, Almir Kimura e o Deputado Tony Medeiros (autor do pedido) onde foram estabelecidos os termos do comodato que será realizado com o Governo do Estado do Amazonas e ainda foi definido que a APINCINE será a administradora do cinema, fato confirmado em almoço do Presidente da APINCINE com o Secretário Robério Braga no dia dez de novembro.
Na noite de nove de novembro, na cerimônia de encerramento do Festival, o Presidente da APINCINE foi convidado a entregar o prêmio de melhor fotografia Curta Metragem Brasil, que foi vencido por Pedro Urbano, filme Ensolarado de Ricardo Targino. Parintins foi ainda citada nos discursos dop Secretário de Cultura e do Governador do Estado, Omar Aziz, que de novo citaram a reinauguração do Cinema Oriental para o ano de 2012 e o apoio ao desenvolvimento da sétima arte no interior do Estado do Amazonas com os exemplos positivos de Parintins e São Gabriel da Cachoeira que foram destaque no Festival juntamente com os cineastas de Manaus.
O resultado da participação da APINCINE no 8o Amazonas Film Festival foi muito positiva pois conseguimos mostrar para o Amazonas e para o Brasil que produzimos cinema de qualidade em Parintins e que estamos organizados e preparados para ampliarmos nossas produções cinematográficas e estamos abertos à parcerias que levem ao desenvolvimento do cinema em Parintins e na região do Baixo Amazonas. Dois filmes produzidos em Parintins participaram da mostra competitiva e o filme Alegoria da Preguiça – João Aureo ganhou o prêmio de melhor roteiro dos Curtas Amazonas. Conseguimos confirmar a reinauguração do Cinema Oriental e a Administração do mesmo ficará sob nossa responsabilidade. Para o ano de 2012 temos iniciadas negociações com a ACVA e a Casa do Cinema para apoio à realização de oficinas de cinema para os associados da APINCINE e a abertura de um Cine Clube em Parintins. E tivemos a sinalização positiva da Secretaria de Cultura do Amazonas em apoiar o nosso 2o Parintins Cine Fest, que deverá ter sua cerimônia de encerramento na reinauguração do Cinema Oriental em junho de 2012.
A APINCINE dará continuidade ao seu processo de organização interna e a produção de mais filmes de curta e média metragem para mostrar ao Brasil e ao mundo a “Amazônia no olhar caboclo".

Harald Dinelly
Presidente - APINCINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário